Hoje 15 de outubro é o dia do professor.
Um dia dedicado à aqueles que por escolha dedicam-se a ensinar.
Mais que transferir conhecimentos, ensinar é uma arte, e como toda espécie de arte só traz bons resultados quando o amor é um dos ingredientes da atividade.
O tempo, esse fator indomável, faz com que seu passar nos distancie dos acontecimentos e pessoas, nos permite ver de longe pedaços de nossa vida com o olhar calmo e sereno, nos faz ver melhor.
Nos anos 70 eu estudava no Cyríaco Russo, bons tempos, bons amigos.
Entre estes amigos um professor, Ivan, Língua Portuguesa, redação e texto.
Ter sido aluno do Professor
Foi ele também quem despertou em mim e em muitos outros alunos o interesse pela política, a boa política, aquela do verdadeiro amor pelo país, pela nossa gente, ensinou que não era chato falar de política, que era importante participar.
Ensinou a arte da rebeldia, no bom sentido, de não se conformar com a opressão e com a injustiça, a desafiar o poder, sempre que ele contrariar o bem e for usado como meio de exploração do homem pelo homem.
Assim como o Professor Ivan passou pela minha vida e deixou marcas e lembranças boas, outros mestres também passaram.
Na pessoa deste Homem homenageio cada um dos meus professores, e peço a Deus que abençoe a todos pelos ensinamentos, das matérias escolares e das matérias da vida.
Gostaria muito que meus filhos tivessem a felicidade de ter professores tão bons como aqueles que eu tive a honra de ter.
PARABENS MESTRES
PAZ E BEM...... SEMPRE