Quanto será que as queimadas da cana contribuem para o Aquecimento Global?
Em recente artigo o professor MARCOS BUCKERIDGE, faz entre outros, o seguinte comentário:
A CANA E O ALCOOL COMBUSTÍVEL
" Mas qual o potencial de mitigação da cana quando usada para a produção de biocombutível? Para se ter uma idéia, em um experimento que fizemos recentemente, constatamos que cada planta de cana-de-açúcar com um ano de idade, totalmente desidratada, pesava em média 2,5 Kg. Destes, 1,5 Kg corresponderam ao colmo, isto é, o caule que armazena o açúcar a partir do qual se produz o álcool. Como no mínimo 40% deste material é composto de carbono, cada planta teria cerca de 0,6 Kg (600 gramas) de carbono. Vamos assumir que em experimentos de campo a produção seria o dobro 1, ou seja, 1,2 Kg de carbono por planta.
A produção de cana no Brasil em 2006-2007 foi de cerca de 400 milhões de toneladas. Porém, é preciso lembrar que o caule da cana-de-açúcar possui 90% de água que para os cálculos de percentagem de carbono não podem contar. Tirando a água, o montante seria de 40 milhões de toneladas de material seco, o que equivale a 16 milhões de toneladas de carbono. Isto foi o que foi transformado em álcool e açúcar, cerca de metade (8 milhões) para cada um. Ambos retornam à atmosfera em forma de gás carbônico, o primeiro na forma de resíduo da queima por combustão e o segundo como emissão de gás carbônico pela nossa respiração ao consumir a energia do açúcar e respirar.
Portanto, ao consumir álcool combustível, deixaremos de emitir para a atmosfera cerca de 8 milhões de toneladas de carbono a partir de combustíveis fósseis. Em comparação, em 2000, as emissões mundiais conjuntas de carbono para a atmosfera na forma de combustíveis fósseis para a produção de petróleo, gás natural, carvão e cimento chegaram à casa de 6,5 bilhões de toneladas de carbono. Por esse número, podemos dizer que a nossa produção de cana teria um potencial de reduzir apenas 0,125% do total de emissões." ( Marcos Buckeridge é professor do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Contato: msbuck@usp.br.)
A matéria na íntegra está no link :
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=23&id=258 ( clica ai e lei a matéria) Bom, sendo assim, o discurso do biocombustivel que vai salvar a humanidade precisa ser revisto, pois a queimada da cana vai anular todo o progresso que o alcool traria para o meio ambiente. Por hoje é só........Uma pergunta: Você vai ficar sem dar sua opinião? Fala, sei que você tem o que dizer. Um abraço Paz e Bem.....Sempre!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário