GOOGLE ECO / NIGHT

GOOGLE  ECO / NIGHT
GNIGHT ECO - LOGICAMENTE CORRETO

sexta-feira, 22 de junho de 2007

USA E ABUSA DA NATUREZA


Nos idos dos anos 80, quando militava no movimento estudantil, bons temos, naquela época éramos NÓS contra ELES.

Bom......hoje em dia o inimigo está em todo canto. Credo !

Havia um companheiro, o Ari Deker, então presidente da UPE- União Paranaense dos Estudantes , que em suas falas, dizia que de fato éramos radicais, RADICAIS, no sentido lato da palavra, segundo o HOUAISS , entre outros significados estão : Relativo ou pertencente à raiz ou à origem; original: relativo ou pertencente à raiz ou à origem; original; que parte ou provem da raiz.

Com esta afirmação, companheiro nos lembrava que os problemas, tinham que ser enfrentados em sua origem, na sua raiz, na causa, e não nos seus efeitos, e que discussão só valia a pena, em busca de soluções.

Pois bem, o assunto do A COISA TÁ PRETA é QUEIMADAS DA CANA, O CRIME AMBIENTAL que elas representam.

Hoje apresento para vocês os HIDROCARBONETOS AROMÁTICOS POLICICLICOS (HPAs), até o nome é feio.

Essas coisinhas podem, causar câncer, alem de outros efeitos nefastos no nosso organismo.

Um trabalho muito interessante do Engenheiro Florestal Eleutério Langowski , que encontrei no site da Associação de Proteção do Meio Ambiente de Cianorte, fala dos HIDROCARBONETOS AROMÁTICOS POLICÍCLICOS (HPAs), com o sugestivo nome :”QUEIMA DA CANA – UMA PRÁTICA USADA E ABUSADA” o perito em MEIO AMBIENTE, demonstra os danos (IRREPARÁVESIS) ) que a prática da QUEIMADA DA CANA causa aos seres vivos.

O autor do belo trabalho de pesquisa (obrigado e parabéns) : Engenheiro Florestal – Crea 8107-D/PR. Perito em Crimes Ambientais Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. O trabalho merece ser lido, com atenção VAI NO LINK http://www.apromac.org.br/QUEIMA%20DA%20CANA.pdf .

Obs : A foto de hoje também foi tirada da pesquisa.

PAZ E BEM ......SEMPRE !!!!

sábado, 16 de junho de 2007

BANDIDOS AMBIENTAIS!!!!!


Que pena você aplicaria a um delinqüente

que colocasse veneno em sua caixa d`água ?

E se a caixa d`água fosse a da cidade?

Pois é, tem gente que envenena a água, a terra e o ar, e ainda ganha dinheiro, muito dinheiro!

A manchete do Jornal Tribuna do Vale diz tudo:

USINA JACAREZINHO AUTUADA POR DANO AMBIENTAL.

Nada pessoal, apenas fico pensando..... Em tempos como os atuais, CRIMES como este, são cometidos CONTRA A HUMANIDADE!!!!

E como tais deveriam ser tratados.

Multar é pouco, assim como as terras utilizadas para o PLANTIO DE DROGAS e também aquelas em que comprovadamente se utiliza TRABALHO ESCRAVO, as propriedades em que, na busca do lucro o proprietário, ou seus empregados CAUSAREM DANO AMBIENTAL, devem ter sua TERRA DESAPROPRIADA !

No meu entendimento, o CRIMINOSO AMBIENTAL É PIOR QUE TRAFICANTE, o traficante, nefasto ser para a sociedade, atinge, via de regra, uma parcela reduzida da sociedade, e que pode optar entre usar ou não a droga.

Já o CRIMINOSO AMBIENTAL nos atinge a todos, sem distinção, de raça, classe social, grau de instrução ou qualquer outro critério. ELE MATA O MUNDO!

Quem discordar, que exponha seus argumentos, mas seja rápido:

ANTES QUE O MUNDO ACABE !!!!!!

Paz e Bem.....Sempre!!!!!

terça-feira, 12 de junho de 2007

CUIDE BEM DO SEU CARRO!



Brasileiro gosta de carro, dizia a propaganda, brasileiro ama seu carro.

Brasileiro, primeiro quer carro, depois a casa própria!

Pois bem, se você não tinha motivos para odiar as queimadas da cana seus “probremas se acabaram -se”: Segundo pesquisas, a fuligem, ou seja o carvão que cai depois da queimada da cana é danosa para pintura dos carros.

O DIÓXIDO DE NITROGÊNIO resultante da queima da palha da cana e outros tipos de queimadas, inclusive de combustível fóssil ( gasolina, óleo diesel etc)

é prejudicial à pintura dos carros.

Aha! Agora você ficou bravo né?

Pois veja: www.institutoaqualung.com.br/info_ar57.html - 39k O artigo, de maneira simples e clara fala dos malefícios da poluição de forma geral, e menciona o dióxido de nitrogênio e seus efeitos. Outra matéria muito esclarecedora, você vai ver no Link http://marte.dpi.inpe.br/col/ltid.inpe.br/sbsr/2004/11.19.16.07/doc/2297.pdf , um bom material, que merece ser lido, ou pelo menos uma olhada.

Se o tal dióxido de nitrogênio é capaz de acabar com a pintura de um carro, já pensou o que não faz com nossos pulmões???

Bom moçada, por hoje é só, e lembre-se, se o seu carro já não tem aquele brilho, mesmo polindo, manda pintar de novo e envie a conta para os responsáveis, pois eles ganham dinheiro, e voce só prejuízo.

Paz e Bem.....Sempre!!!

sábado, 9 de junho de 2007

E TU HERDARÁS A TERRA..........


A terra, como bem universal, pertence a todos, alguns podem deter sua posse por uns poucos anos, séculos talvez, mas, ninguem é dono da terra, ela pertence à humanidade. Por essa razão quem detem momentaneamente seua posse não tem o direito de fazer o que bem entende com ela.

Deve cuidar para que ela continue produtiva, livre de contaminação. Não pode explorá-la, sem tomar os devidos cuidados.

O cultivo da cana de açúcar, à séculos, tem se demonstrado, uma cultura que “suga” os recursos da terra, e em poucos anos transforma solo fertil em matéria sem vida. Isso acontece em razão das queimadas, que eliminam microrganismos ( bactérias, fungos) que são responsáveis pela fertilidade do solo. Não é a cultura da cana em si que exaure a força da terra, mas sim a prática das queimadas. Pois se não hoouvessem queimadas, a palhada da cana, alem de repor matéria organica no solo, protegeria a terra , conservando sua umidade, os microrganismos, e a vida. Sobre este assunto uma matéria muito boa e oportuna eu encontrei no site da ADITAL:

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=26600

( VISITE, GENTE BOA ESCREVE LÁ).

Leia o texto, não tenha, como diria?....... Preguiça mental! A matéria vai te dar bons motivos para concordar comigo e ver que A COISA TÁ PRETA !

Obrigado pela visita, deixe um comentário, a alegria do Blogueiro é ser pago com um comentário, bom ou ruim, ele é sempre e democraticamente bem vindo.


Paz e Bem.....Sempre!

quinta-feira, 7 de junho de 2007

NEVE NEGRA , PAPAI NOEL NÃO VEM



Ontem, minha mãe lavou o quintal. Gastou, no mínimo 50 litros de água, sabão em pó e muito esforço. Meia hora depois começou a cair a “neve negra”, resultado da queimada da cana. Um misto de raiva e frustração, essa é a sensação da dona de casa quando isso acontece.

Diz o Código Civil: Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

Diz ainda a Lei Civil : Art. 187. Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.

A Constituição Brasileira, diz que o direito de propriedade, tem seu exercício limitado a certas condições, princípios que devem reger seu uso, são eles expressos no Art. 186 da Constituição Federal:

“Art. 186. A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos:

I – aproveitamento racional e adequado;

II – utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente;

III – observância das disposições que regulam as relações de trabalho;

IV – exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores.

Bom, fica claro que a queimada da cana, é um ato ilegal, pois atenta contra a natureza, o meio ambiente, destrói a fertilidade do solo, é um trabalho que expõe a saúde do trabalhador a riscos evitáveis, põe em risco a saúde dos moradores próximos às plantações, sem contar a sujeira que o carvão faz.

Provavelmente se a Dona Stelina ajuizasse uma ação, requerendo o ressarcimento do dinheiro gasto com água , sabão e ainda danos morais, teria grandes chances de receber uma sentença favorável.

Já pensou se a moda pega??? Os usineiros, provavelmente iriam avaliar o custo que centenas de ações poderiam representar, e deixariam de queimar a cana ( que sonho).

Por hora, minha cara Dona Stelina, fica a sugestão do escriba, mande uma carta para seu vereador mande uma carta para o juiz, para a promotora, para o prefeito, escreva, proteste!!!!!

PROTEGER A VIDA, ESSA É A MISSÃO

Paz e Bem....Sempre!

PS- A foto que ilustra este post é de Vanessa Lima http://www.photografos.com.br/fotografo.asp?id=1147

quarta-feira, 6 de junho de 2007

O QUE VOCÊ TEM COM ISSO ???


Parece que a sociedade, a comunidade, enfim: O POVO, só demonstra preocupação quando SUA saúde está em perigo, ai meu irmão, é aquéla gritaria. Pois bem, A COISA TÁ PRETA, veja o texto :
Internações por asma e hipertensão aumentam durante a queima da cana-de-açúcar



Valéria Dias

Pesquisadores da Faculdade de Medicina (FM) da USP constataram que a queima da cana-de-açúcar na região de Araraquara (interior de São Paulo) provoca um aumento no número de internações por asma e hipertensão arterial na cidade. "A concentração de material particulado em suspensão durante o período da queima da cana é quase o dobro em relação ao período da não-queima", conta o médico Marcos Abdo Arbex, um dos autores do estudo.

Segundo Arbex, a queima da cana, que acontece entre os meses de abril e novembro, provoca a emissão de uma espécie de fuligem, composta por 90% a 95 % de partículas finas ou ultrafinas, que não são visíveis a olho nu. "Quando inaladas, essas partículas atingem os alvéolos pulmonares e a corrente sanguínea provocando uma resposta inflamatória com repercussão sobre o sistema respiratório e cardiovascular", explica o médico.

O estudo demonstrou que é maior o número de internações durante o período de queima da cana-de-açúcar. No caso da hipertensão, esse número é de 2,82 internações por dia, contra 1,92 na não-queima. Para os casos de asma são 1,43 e 0,95, respectivamente.

O médico afirma que para cada aumento de 10 microgramas de material particulado, há também um aumento de 5,67% nas internações por hipertensão e 5,05% por asma. Segundo Arbex, tanto a população urbana como a rural ficam igualmente afetadas pela exposição a uma alta concentração do poluente.

Arbex conta que estudos prévios do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da FM e outros centros de pesquisas internacionais já haviam mostrado a relação entre queima de biomassa e aumento de atendimento em emergências médicas e hospitalização por causas respiratórias.

"Este, entretanto, é o primeiro estudo na literatura mundial que mostra os efeitos adversos causados pela poluição atmosférica proveniente da queima deste tipo específico de biomassa (cana-de-açúcar) sobre o sistema cardiocirculatório", diz.

Medição do ar
A medição do material particulado aconteceu por meio de um aparelho chamado Hand-Vol, que foi colocado no centro da cidade, durante 494 dias, entre 23 de março de 2003 e 27 de julho de 2004. Os dados das internações foram retirados do Hospital São Paulo, em Araraquara, no mesmo período.

O Hand-Vol aspira o ar e retém as partículas em suspensão por meio de um filtro, que foi trocado diariamente. A medição do material era feita a cada 24 horas e os dados eram colocados em um computador que mostrava a concentração de material particulado em miligramas por litro.

A pesquisa, realizada no Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental do Departamento de Patologia da FM, teve a participaram dos pesquisadores Lourdes Conceição Martins, Regiane Carvalho de Oliveira, Flávio Ferlin Arbex, José Eduardo Delfini Cançado, Luis Alberto Amador Pereira, Paulo Hilário do Nascimento Saldiva, e Alfésio Luis Ferreira Braga.

O estudo foi apresentado no Congresso da American Thoracic Society, que aconteceu em maio de 2005 em San Diego, nos Estados Unidos, e recebeu o prêmio de melhor tema livre durante o XI Congresso Paulista de Tisiologia e Pneumologia, realizado no último mês de novembro, em São Paulo.

Mais informações: (0XX16) 9714-2882 ou (0XX16) 9961-2727, com o médico Marcos Arbex

São Paulo, 05/01/2006 - Boletim nº1774 http://www.usp.br/agen/bols/2006/rede1774.htm

Obrigado pela visita, volte sempre, deixe seu comentário, lembre-se a coisa é séria, mas com sua ajuda vamos virar o jogo, vamos em breve lançar uma campanha, o formato ainda não decidimos, mas só no BLA- BLA -BLA não sou de ficar.

Um abraço.

Paz e Bem.....Sempre!

segunda-feira, 4 de junho de 2007

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


Amanhã, dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A gente não tem muito o que comemorar, ao contrário, motivos temos pra chorar, e muito, a vida no planeta terra, tem seus dias contados. Pessimismo? Não! Quem me conhece sabe que sou um cara muito otimista. Mas do jeito que a coisa vai, só mesmo uma mudança radical de ATITUDE vai conter o Aquecimento Global. Lembro que nos anos 80 algumas pessoas, já denunciavam a destruição da natureza, e o perigo que isto representava para o homem, foram chamados de ECOCHATOS ( alusão ao termo ecologistas, novidade na época), tem gente que tá na estrada a muito tempo, e a melhor maneira que tenho de “comemorar” o Dia Mundial do Meio Ambiente é prestando uma homenagem a alguns grupos que de alguma forma contribuem para a conservação deste nosso planeta.

A relação é muito grande, então, a gente fica com quatro entidades que representam muito bem o trabalho de defesa do meio ambiente, são elas WWF ( Fundo Internacional da Vida Selvagem – Brasil ), GREEMPEACE ( Dispensa apresentações ) , SOS Mata Atlântica, e Mater Natura ( um instituto de estudos ambientais do Paraná). Os links ai abaixo são das ONGS, visite, ajude. Faça sua parte, quem sabe ainda dá tempo???

www.wwf.org.br

www.greenpeace.org.br

http://www.sosmatatlantica.org.br/

http://www.maternatura.org.br


Paz e Bem....... Sempre !


sábado, 2 de junho de 2007

COM CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA


Olá, você que nos dá a honra da visita, bem vindo. Este blog tem por finalidade divulgar informações sobre o grave problema que representa a queimada da cana para a nossa saúde, para a saúde da terra, para o meio ambiente, enfim, para a vida. Procuro sempre embasar meus comentários com os links referentes ao que foi dito, para que não se diga que sou “imaginativo” . Por esta razão você deve sempre clicar nos links que eu coloco no blog, mais do que eu digo, eles mostram, geralmente, informações técnicas e científicas, alem de opiniões de pensadores do assunto : A queimada da cana.

Quem já esteve em um pronto socorro em época de colheita da cana deve ter observado o grande número de pessoas que buscam auxilio médico para crises respiratórias, um estudo do Instituto de Química de Araraquara, conduzido pelo Prof. Willian C. Peterlini, Antony G. Wiatr, Arnaldo A. Cardoso e Andrew G. Allen, apresenta uma conclusão preocupante, lei a matéria, ela é curta e vale a pena ser lida. O ar que respiramos é o mesmo no mundo todo, um estudo referente ao interior paulista, serve igualmente para nossa querida Bandeirantes, clica no link , o material é um resumo do trabalho dos ilustres professores . https://sec.sbq.org.br/cd29ra/resumos/T1586-1.pdf )

Por hoje é só.

Paz e Bem....... Sempre !

ESTAMOS MUDANDO O MUNDO..........?

O TEMPO NÃO PARA , PRA NINGUEM NO MUNDO

VISITANTES